Enem digital será iniciado no ano que vem

  • 10/07/2019
Enem digital será iniciado no ano que vem
Enem digital será iniciado no ano que vem (Foto: Reprodução)

O presidente do Inep, Alexandre Lopes, anunciou em uma coletiva na última quarta-feira (3) um projeto piloto para o Enem 2020: cerca de 50 mil estudantes testarão, pela primeira vez, uma versão digital da prova. As informações são do Guia do Estudante.

O plano é iniciar uma transição do modelo analógico (em papel) para o digital, que deve ser finalizada até 2026. Ou seja, em sete anos todos os candidatos já farão a prova por computadores ou outros dispositivos. 

Para o ano que vem e o próximo, segundo Lopes, a prova digital ainda será opcional, e os estudantes poderão escolher entre um dos dois modelos no momento da inscrição — lembrando que as vagas para o digital são limitadas a 50 mil (equivalente a 1% do total de candidatos). Outras mudanças também foram anunciadas, como o número de aplicações da prova em uma mesma edição. 

Atualmente, a prova é aplicada uma vez para todos os estudantes regulares e outra para os privados de liberdade (PPL) e em lugares que enfrentaram dificuldades logísticas no dia do exame, como falta de água ou energia. A partir do ano que vem, além dessas duas aplicações da prova em papel, terá mais uma data para a digital. Ao longo dos anos seguintes, o número de aplicações deve aumentar gradualmente, até atingir quatro ao ano. 

O projeto piloto será aplicado em 15 capitais: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP). Segundo o Inep, o valor da inscrição será o mesmo para os dois modelos. O custo de execução do projeto no ano que vem ficará em R$ 20 milhões.

Datas definidas

O presidente do Inep informou também que as datas do Enem 2020 já estão definidas. O Enem digital será aplicado primeiro, nos dias 11 e 18 de outubro. Já a prova em papel fica para os dias 1º e 8 de novembro. A reaplicação para pessoas privadas de liberdade acontecerá em dezembro. 

FONTE: http://guiame.com.br/nova-geracao/geral/enem-digital-sera-iniciado-no-ano-que-vem.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. Tudo é Possível

Paulinha Lopes

top2
2. O Tempo Não Espera Ninguém

Michel Teló

top3
3. Oceanos

Ana Nóbrega

top4
4. Jennifer Lopez - Papi

Jennifer Lopes

top5
5. Vou para o Alto

Padre Reginaldo Manzotti e Dj Alok

Anunciantes